Qui, 29 de Junho de 2017 16:23
Foi realizada a segunda atividade do Projeto de Cooperação Técnica em BLH com Equador
Transrito de: https://rblh.fiocruz.br/pt-br/rblh-realiza-curso-de-gestao-e-informacao-em-bancos-de-leite-humano-no-equador
De 19 a 21 de junho, especialistas da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) estiveram na cidade de Quito, no Equador, para dar continuidade ao projeto de cooperação "Fortalecimento e consolidação de capacidades técnicas para gerir a Rede Equatoriana de Bancos de Leite Humano" sendo, neste período, realizado o curso "Gestão e Informação em Bancos de Leite Humano II: ferramentas de gestão para a certificação". Esta etapa faz parte do resultado R2 "Sistema de información y sistema de gestión de BLH desarrollado para todos los BLHs del país".
O curso foi ministrado pelo coordenador do Laboratório de Controle de Qualidade em Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Jonas Borges da Silva, e pela consultora da rBLH, Fernanda de Oliveira Lopes, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O encontro aconteceu no mezanino do Ministério de Saúde Pública (MSP) do Equador e contou com o apoio dos Departamentos de Nutrição e de Relações Internacionais do país. O treinamento teve como objetivo capacitar os gestores dos nove bancos de leite do Equador na utilização de ferramentas de gestão da informação para a tomada de decisões nos diferentes níveis de complexidade.
De acordo com Jonas Borges, a missão possibilitou o estreitamento de laços entre os participantes, a revisão de conceitos técnicos sobre processamento e controle de qualidade e a definição de estratégias operacionais para maximizar os resultados futuros.

"Nossa expectativa foi no sentido de empoderar os participantes na obtenção e identificação de dados a serem transformados em informação importante para a tomada de decisão na gestão do banco de leite humano", destaca Jonas Borges.
Estiveram presentes em diferentes momentos do evento, a ministra da saúde do Equador, Maria Verônica Espinosa; a diretora do Departamento de Nutrição do MSP, Mariana Pihuave Nacif; os assessores do Departamento de Nutrição do MSP, Sara Saavedra e Mario Viteri; e o diplomata da Embaixada do Brasil no Equador, Felipe Dutra.








