Seg, 10 de Julho de 2017 19:14
Consultores da rBLH visitam Guatemala para apoiar ao MSyAS na escolha de um Centro de Referência para o País
No período de 17 a 19 de outubro de 2016 os consultores da rBLH, João Aprigio Guerra de Almeida e Alejandro Guillermo Rabuffetti estiveram na Guatemala para dar prosseguimento ao projeto “Apoio Técnico para a Expansão e Consolidação da Rede de Bancos de Leite Humano da Guatemala”, com o patrocínio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE).

Reunião com técnicos do MSyAS e dos BLHs do País
A missão teve o objetivo de realizar uma avaliação do potencial de Bancos de Leite Humano da Guatemala com o propósito de reunir elementos que possibilitem ao Ministério da Saúde e Assistência Social definir um Centro de Referência para o País. Para tanto, foram realizadas visitas diagnósticas aos Bancos de Leite Humano do Hospital Geral San Juan de Dios, localizado na cidade de Guatemala e do Hospital Pedro de Bethancourt, localizado na cidade de Antigua Guatemala.

BLH do Hospital Pedro de Bethancourt
Durante as visitas aos BLHs os técnicos brasileiros foram acompanhados por técnicos do Ministério da Saúde e Assistência Social, do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional e foram recebidos pelos responsáveis de cada Banco de Leite Humano junto à sua equipe.
Uma vez feitas as visitas, o vice-ministro técnico de saúde, Dr. Adrián Chavez, solicitou uma reunião com os técnicos brasileiros e guatemaltecos para se informar sobre os avanços da Rede de BLH da Guatemala.
Por fim, os técnicos brasileiros foram convidados para uma reunião na Embaixada do Brasil onde foram recebidos pelo Excelentíssimo Sr. João Luiz Pereira Pinto, Embaixador do Brasil e pelo Ministro Conselheiro, Sr. Paulo Tarrisse da Fontoura. Na ocasião, foi discutido o trabalho que a Rede Brasileira de BLH vem desenvolvendo com a Guatemala por meio da cooperação técnica, com a parceria da ABC, e que já alcançou sua terceira fase.
A assessoria prestada pela Rede Brasileira de BLH na execução desta atividade do projeto de cooperação técnica, contribuirá para que o Ministério da Saúde e Proteção Social da Guatemala identifique o local mais apropriado para se tornar um Centro de Referência para BLHs no País. Assim, o BLH escolhido como Referência será responsável pela implementação de ações estratégicas estabelecidas para sua área de abrangência, com atribuição de desenvolver educação permanente, pesquisas operacionais e prestar assessoria técnica.







